Notícias
Atualizado em:

Separação em São Luís do Maranhão

Compartilhar nas Redes Sociais

Olá pessoal! Tudo bem com vocês?! Esperamos que sim! Na matéria de hoje vamos abordar um tema que recebemos questionamentos com bastante frequência: separação em São Luís do Maranhão.

Na maioria das vezes, a ideia de separação sempre está interligada ao procedimento de divórcio. É preciso esclarecer, inclusive, que o termo “separação” e “divórcio” merecem apreciação conjunta, já que, na prática, eles têm o mesmo objetivo que é o de pôr fim ao relacionamento conjugal.

Separação em São Luís / MA

Separação em São Luís / MA (Foto por Pixabay)

Separação em São Luís do Maranhão

Quando ocorre a celebração do casamento os noivos externam um ao outro seus mais íntimos sentimentos, fazendo juras de fidelidade para que fiquem juntos “até  que a morte os separe”.

Todavia, sabemos que os desafios da convivência matrimonial são diversos, e, por isso mesmo, a ideia de casamento para vida toda pode se tornar insustentável. Quando isso ocorre, os cônjuges perdem o objetivo comum de viver como casal, na maioria das vezes deixam de coabitar na mesma casa, quando se opera a separação de fato do casal.

Preciso esperar algum prazo para pedir divórcio?

Até bem pouco tempo atrás, a legislação brasileira exigia um período de separação prévia, para que só então o casal pudesse formalizar o divórcio. Entretanto, separação prévia é coisa do passado.

A Emenda Constitucional 66/2010 pôs fim a necessidade de prévia separação para que o casal pudesse se divorciar, e, de lá para cá, muitas outras facilidades também foram propostas para que o divórcio se operasse, ainda que não exista o consentimento de um dos cônjuges.

Separação em São Luís

Separação ou Divórcio em São Luís / (Foto por Pixabay)

Outro termo utilizado para nestas situações é o “desquite”. Desquite é um sinônimo de divórcio, e por isso também é utilizado quando um casal resolve pôr fim ao casamento.

Separação, desquite ou divórcio

Separação, desquite ou divórcio na prática vão operar com a mesma finalidade, que é a de pôr fim a sociedade conjugal, abordando questões de partilha, alteração de nome e fixação de alimentos, se houverem.

Seja operada a Separação em São Luís, ou em qualquer outro lugar do país, ressaltamos que o divórcio pode ser consensual ou litigioso. Para que você possa compreender quais os procedimentos do divórcio, recomendamos outra matéria nossa (link aqui), que explica em detalhes os seus trâmites.

VOLTAR

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08:00h às 12:00h - 14:00h às 18:00h