Direito de Família

ENTENDA SOBRE A AVERBAÇÃO DE DIVÓRCIO

Compartilhar nas Redes Sociais
AVERBAÇÃO DE DIVÓRCIO

A averbação de divórcio é um procedimento realizado no cartório de registro civil para registrar o divórcio de um casal. Ainda, quando um casal decide se divorciar extrajudicialmente, é necessário registrar essa informação nos órgãos competentes para que a separação tenha validade legal.

Esse registro é importante porque atualiza o estado civil das partes envolvidas, garantindo a sua validade jurídica e tornando a informação acessível a terceiros, como instituições financeiras, órgãos governamentais e outros interessados.

Esse processo, envolve a apresentação da documentação necessária, como a certidão de casamento, a sentença de divórcio ou a escritura pública de divórcio, dependendo do tipo de procedimento adotado. Com esses documentos em mãos, é possível solicitar a averbação de divórcio no cartório de registro civil onde o casamento foi registrado.

MAS, QUAIS ASPECTOS GARANTEM A VALIDADE DA AVERBAÇÃO DO DIVÓRCIO?

A importância está relacionada a vários aspectos, confira:

1.      Segurança jurídica: A averbação garante a segurança jurídica aos envolvidos, pois torna oficial o término do vínculo conjugal e estabelece a data do divórcio.
2.      Proteção patrimonial: Ao registrar o divórcio, os bens e direitos do casal são formalmente separados, conforme aquilo que foi determinado em sentença, evitando litígios futuros sobre a propriedade dos envolvidos.
3.      Regularização documental: A averbação de divórcio permite a atualização de documentos pessoais, como carteira de identidade, CPF e outros registros, refletindo o estado civil atual das partes.
4.      Efeito erga omnes: A averbação torna a informação do divórcio acessível a terceiros, o que é importante para evitar problemas em transações financeiras, como empréstimos, financiamentos e compras de imóveis.
5.      Possibilita novos casamentos: Somente com o divórcio devidamente averbado é possível realizar um novo casamento civil, garantindo a legalidade da nova união.

Em suma, a averbação de divórcio é um procedimento fundamental para formalizar o fim do casamento perante a lei. Esta, assegura a todos os envolvidos a validade jurídica do término da união e proporciona a regularização documental necessária para seguir adiante com suas vidas. Posto isso, é indicado que haja um profissional especializado nessa área, para que não ocorra eventuais problemas durante esse procedimento.

Dessa forma, nosso escritório conta com profissionais especializados, de modo a possibilitar um maior entendimento para o conflito de cada cliente.

Portanto, para mais esclarecimentos sobre essa matéria, entre em contato conosco.

Recent Posts

INVENTÁRIO: QUANTO VOCÊ PRECISARÁ INVESTIR?

O processo de inventário exige um planejamento financeiro cuidadoso para que os herdeiros consigam acessar…

7 dias ago

INVENTÁRIO APÓS A MORTE DO CÔNJUGE: IMPORTANTE

O inventário após a morte do cônjuge é um processo legal que avalia e distribui…

3 semanas ago

INVENTÁRIO – QUANDO NÃO É NECESSÁRIO REALIZAR?

INVENTÁRIO Existem várias razões para que o inventário não seja necessário em determinadas situações. Essas…

1 mês ago

TESTAMENTO DO CID MOREIRA: EXISTE A POSSIBILIDADE DE ANULAÇÃO?

A Polêmica do Testamento de Cid Moreira: A Possibilidade de Anulação Em 2021, a princípio,…

1 mês ago

MODELO DE INVENTÁRIO

Um modelo de Inventário de Família é uma ferramenta usada para organizar e documentar os…

1 mês ago

QUAIS DOCUMENTOS DO INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL? E SE HOUVER MENOR?

O inventário extrajudicial é um procedimento que os herdeiros podem realizar em cartório, facilitando, assim,…

2 meses ago