Direito das Sucessões

Prazo para abertura de inventário: quanto tempo antes de ser multado?

Compartilhar nas Redes Sociais

Conforme já abordamos aqui, o inventário é o procedimento utilizado para fazer a transmissão de bens de alguém que faleceu para seus herdeiros, cônjuges e testamentários. O inventário pode se dar de forma extrajudicial ou judicial, e é através deste procedimento que se apura todos os bens, direitos e obrigações deixados por alguém que morreu. Quando perdemos alguém da família, passamos por um período de luto e tristeza que podem durar meses. Por isso, é preciso estar atento ao prazo para abertura de inventário.

Prazo inventário: quando devo dar entrada?

Nosso Código de Processo Civil estabelece em seu artigo 611 que o processo de inventário e partilha deve ser aberto no prazo mínimo de 2 (dois) meses a contar da data do falecimento. Observe que apesar de estabelecer um prazo para início, a legislação processual não fixa nenhuma penalidade os casos de descumprimento.

É necessário esclarecer que o prazo para inventariar pode ser diverso, isso acontece por se tratar de assunto diretamente relacionado e disciplinado pela Lei Estadual do ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis), e que, portanto, irá variar conforme a legislação de cada estado da federação. Também fica ao encargo da legislação estadual estabelecer eventual cobrança de multa/juros para quem descumprir o prazo estabelecido.

prazo para abertura de inventário

Prazo para inventariar no Maranhão

A Lei Estadual nº 7799 DE 19/12/2002, estabelece em seu artigo 113 a forma e o prazo para pagamento do ITCMD. Para fins de pagamento do imposto, o contribuinte deverá no prazo de até dois meses da abertura da sucessão:

I – instaurar o processo de inventário e partilha;

II – gerar Declaração do Imposto de Transmissão (DIT) e anexar os documentos obrigatórios quando se tratar de inventário extrajudicial.

Esclarecemos que a sucessão é considerada aberta com o falecimento do autor da herança. Nestes casos, o contribuinte deverá declarar à Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão, através de Declaração do Imposto sobre a Transmissão “Causa Mortis” e Doação (DIT) que será preenchida em modelo específico disponibilizado na página da  SEFAZ – MA na Internet.

O artigo 231 da mesma Lei estabelece ainda que, os tributos não integralmente pagos nos prazos legais serão acrescidos de juros de mora, equivalentes à taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e Custódia – SELIC, para títulos federais, acumulada mensalmente, seja qual for o motivo determinante da falta, sem prejuízo da aplicação de outras penalidades penalidades cabíveis.

Quanto tempo leva para fazer inventário?

Este questionamento é muito comum, porém, a resposta é relativa. Nos casos mais complexos realizar um inventário pode levar muito tempo, e nos mais simples apenas alguns meses. A análise de cada caso concreto é que possibilitará  uma estimativa mais aproximada, de quanto tempo levará até que ele se finde.

Na prática, o prazo de duração do processo de inventário está diretamente relacionado a existência conflito entre os herdeiros, se os bens estão livres e desembaraçados, se existem passivos, se existem herdeiros menores, se o procedimento será judicial ou extrajudicial, etc.

Caso você tenha dúvidas a respeito deste assunto ou queira compreender como funciona o recolhimento do ITCMD em outros estados, recomendamos a assistência de um advogado especialista e que detenha sua confiança.

Recent Posts

Fraude no Cartão de Crédito: o que fazer e quem paga

Introdução Se você sofreu uma fraude no cartão de crédito, deve agir rapidamente para reduzir…

22 horas ago

Tudo que Você Precisa Saber Sobre Inventário Sendo um Herdeiro

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Inventário Sendo um Herdeiro Receber uma herança envolve…

5 dias ago

Guarda compartilhada: como funciona e quando é aplicada

Introdução Quando ocorre um divórcio ou separação, uma das maiores preocupações dos pais é: como…

1 semana ago

Registrar marca no INPI: guia rápido para proteger sua marca

Aprenda o passo a passo para registrar sua marca no INPI com segurança e exclusividade.…

2 semanas ago

Registro de marca no INPI: Essencial no licenciamento e franquias

Introdução Você sabia que não há como validar uma franquia ou contrato de licenciamento sem…

2 semanas ago

Casos Reais: Empresas que Perderam a Marca e Tiveram Prejuízos Milionários

Casos Reais: Empresas que Perderam a Marca e Tiveram Prejuízos Milionários Introdução Muitos empreendedores acreditam…

3 semanas ago