Notícias
Publicado em

História do Maranhão

Compartilhar nas Redes Sociais

A história de origem do Maranhão foi marcada por disputas e transformações. As primeiras tentativas dos portugueses em colonizar a região ocorreram por volta dos anos 1535, com a criação das capitanias hereditárias. Já em 1612 os franceses ocuparam parte da costa do Maranhão e fundaram a cidadela de São Luís, hoje nossa capital.

Mais tarde, em 1614, as forças portuguesas derrotaram os francês na Batalha de Guaxenduba. A partir de então, os portugueses iniciaram uma rápida colonização do território. Só em 1620 foi criado, por carta régia, o Estado do Maranhão, com capital em São Luís, ainda separado do Estado do Brasil, com governo instalado apenas em 1623.

Diversos fatos históricos aconteceram até que em 1889, com a República, o Maranhão tornou-se um dos 27 estados do Brasil. Localizado na região Nordeste, faz divisa com o Oceano Atlântico e com os estados do Piauí, Tocantins e Pará.

Com o segundo maior litoral do país, o Maranhão possui uma grande diversidade de ecossistemas. São 640 quilômetros de extensão de praias tropicais, floresta amazônica, diversas variedades de cerrados, mangues, delta em mar aberto, além do único deserto do mundo com milhares de lagoas de água doce e cristalina, conhecidos por Lençóis Maranhenses, que com sua beleza deslumbrante, atraem turistas do mundo todo.

História do Maranhão

História do Maranhão / Lençóis Maranhenses

História de São Luís do Maranhão

A cidade de São Luís é a capital e o maior município do Maranhão. Também conhecida como Ilha do amor, São Luís é dona de uma posição geográfica privilegiada, já que está localizada entre as regiões norte e nordeste do país, bem como, por possuir a área litorânea mais próxima de países e regiões com grandes importadoras.

Situação que com certeza contribuiu para que hoje São Luís fosse considerada uma cidade com forte setor industrial, já que, possui instalada dentro do seu território grandes corporações e empresas de diversas áreas.

Nacionalmente conhecida por suas belezas naturais e arquitetônicas, São Luís também é rica em cultura e história, se tornando um dos destinos turísticos favoritos dos brasileiros.

Fundação de São Luís

A charmosa cidade de São Luís é a única cidade brasileira que foi fundada por franceses, no dia 08 de setembro de 1612. Inclusive, o nome da capital do Maranhão foi dado como uma homenagem ao rei da França Luís IX, igualmente nominado como “São Luís”. Conta a história que mais tarde a cidade foi invadida por holandeses, e só mais tarde, colonizada pelos portugueses.

Estima-se que a capital do Maranhão possua atualmente mais de um milhão de habitantes.

 

 

VOLTAR

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08:00h às 12:00h - 14:00h às 18:00h