Notícias
Atualizado em:

Cadastro Nacional de Advogados: O que é e como funciona?!

Compartilhar nas Redes Sociais

O Cadastro Nacional dos Advogados (CNA) é banco de dados fornecido e mantido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e exerce a função de fiel repositório do cadastro de todos os advogados do Brasil.

Neste cadastro de advogados o cidadão pode encontrar informações de todos os advogados e estagiários que estejam inscritos na OAB, em todo território nacional. Por isso, pode ser utilizado como uma ferramenta para quem está a procura de um advogado ou advogada.

Ao contratar um advogado é preciso estar atento, pois, infelizmente, são corriqueiras as denúncias de pessoas que se passam por advogado, quando na verdade, não o são. Foi pensando nisso que o CNA foi criado, o objetivo é de fornecer segurança e transparência à população e aos demais órgãos do poder judiciário brasileiro, disponibilizando um cadastro nacional, onde os profissionais da advocacia podem ser encontrados.

É importante frisar que qualquer pessoa pode realizar uma consulta no Cadastro Nacional de Advogados, seja pelo nome completo ou pelo estado em que o profissional esteja domiciliado. A consulta disponibiliza os dados indispensáveis como endereço e número de inscrição na ordem.

Como encontrar advogado?

Cadastro Nacional de Advogados

Cadastro Nacional de Advogados

Caso você não conheça nenhum advogado em específico e esteja a procura de um, pode ser utilizar do CNA como fonte de consulta para encontrar um profissional da advocacia. A consulta é online e pode ser realizada por qualquer pessoa através endereço eletrônico do link, criado especificamente para este fim.

Ao preencher informações como o nome, ou seccional que o profissional está inscrito, o consulente poderá encontrar informações do advogado como o nº de sua inscrição na OAB, a seccional e a subseção à qual está relacionado, seu endereço físico e eletrônico, número de telefone, bem como, este advogado está em situação regular ou irregular junto à Ordem dos Advogados do Brasil.

Ao preencher os campos de consulta, você poderá encontrar advogados em todo território nacional, seja ligado a Seccional da OAB-MA ou à outras seccionais do país. A consulta é importante justamente porque possibilita ao consulente conhecer o estado do advogado junto ao órgão que o representa (OAB), e consequentemente, se está apto para lhe representar judicialmente ou extrajudicialmente.

Aplicativo do Cadastro Nacional dos Advogados

Pensando no conforto dos usuários, o Cadastro Nacional dos Advogados também pode ser acessado para consulta por aplicativo de celular (smartphones e tablets). Para baixar o aplicativo CNA, você precisa acessar o Google Play ou Apple Store, a depender do sistema operacional do seu celular.

O download do aplicativo CNA OAB é gratuito e a pesquisa realizada através dele é muito semelhante com a disponível no site.

 

VOLTAR

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08:00h às 12:00h - 14:00h às 18:00h