Notícias
Atualizado em:

Advogado correspondente em São Luís: Diligências no Maranhão

Compartilhar nas Redes Sociais

A advocacia é uma profissão de múltiplas possibilidades e a advocacia por correspondência é uma delas. Você está precisando de um advogado correspondente em São Luís? Mas afinal, o que faz um advogado correspondente?

Advogado correspondente

O advogado correspondente é aquele que irá prestar serviços para outros escritórios de advocacias e empresas de outras comarcas em outras cidades ou até mesmo outros estados.

Normalmente, o advogado correspondente não é o responsável pelo processo ajuizado, não é ele quem representa o cliente do escritório ou tampouco da empresa que o contrata. A contratação do advogado correspondente se restringir a atos específicos do processo, como por exemplo, a obtenção de cópias, o despacho com juiz ou até mesmo o comparecimento em audiência.

Empresas multinacionais quase sempre possuem seus próprios departamentos jurídicos. Todavia, as demandas onde figuram como requerentes ou requeridas podem ser, e são, propostas em locais distintos do país. Desta forma, invariavelmente, o departamento jurídico não conseguirá atender todos os atos físicos do processo.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que, a locomoção do advogado cujo escritório é em São Paulo, para comparecer em uma simples audiência que acontecerá em São Luís, pode se tornar onerosamente excessiva, e é aqui que o advogado correspondente entra.

Diligência no Maranhão

Os diversos serviços prestados pelo(a) advogado(a) correspondente, são nominados como diligência.

As diligências solicitadas ao advogado correspondente podem ser simples ou mais complexas. Quando mais complexas, normalmente o advogado correspondente recebe previamente a instrução do que deve ser feito ou requerido em uma audiência de instrução, por exemplo.

Os honorários da diligência a ser prestada e a sua forma de pagamento, são previamente acordados entre o contratante e o correspondente. Há inclusive, na maioria dos estados, tabelas com a precificação das diligências, normalmente emitidas pela Seccional da OAB.

Advogado Correspondente em São Luís

Para atuar como advogado correspondente no Maranhão, o advogado poderá realizar diligência em São Luís, ou em qualquer outro lugar. Mas antes, é preciso verificar se o advogado está inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil.

advogado correspondente em São Luís

Atuar como advogado correspondente, pode ser uma grande oportunidade para o advogado jovem, recém chegado ao mercado de trabalho. Conforme mencionamos, os benefícios podem ser diversos, como o recebimento imediato, por ato praticado, bem como, pela flexibilização de horário de trabalho.

Aquele que contrata um advogado correspondente em São Luís, por sua vez, além da economia financeira, ganha também agilidade processual.

Existem atualmente, diferentes plataformas digitais que ligam advogados, escritórios e empresas contratantes, com o advogado correspondente. Aquele que quer atuar como advogado correspondente no Maranhão, por exemplo, realiza um cadastro prévio disponibilizando sua qualificação profissional e dados de contato.

Diligência em São Luís

Se você tem uma diligência a ser cumprida em nossa amada capital de São Luís, procure por advogados(as) que sejam qualificados e responsáveis. Um único deslize do profissional pode colocar em risco o êxito processual, gerando diversos tipos de danos. Um profissional qualificado é indispensável para o seu sucesso processual.

VOLTAR

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08:00h às 12:00h - 14:00h às 18:00h