O contrato social para abrir empresa é o documento mais importante para quem deseja iniciar um negócio de forma legal e organizada. Ele define quem são os sócios, qual será o capital investido, o tipo de atividade exercida e as regras de funcionamento da empresa.
Se você está pensando em empreender ou regularizar sua atividade, este guia explica de forma simples o que é contrato social para abrir empresa, como elaborar, quem precisa e quando vale a pena contratar um advogado.
Índice desta matéria
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- 2 O que é contrato social para abrir empresa?
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- 4 Quem faz o contrato social?
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- 6 Como fazer um contrato social para abrir empresa, passo a passo
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- 8 Preciso de advogado para fazer contrato social?
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- 10 O que incluir em um contrato social bem elaborado
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- 12 Conclusão: contrato social é a base do negócio
O contrato social dá vida legal à empresa e funciona como a “certidão de nascimento” do negócio. Além disso, a lei exige esse documento para a maioria das sociedades limitadas (LTDA). Ele define as regras internas e orienta a gestão.
No contrato, os sócios especificam, por exemplo:
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Quem participa da sociedade;
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Qual é o capital social e sua divisão;
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Qual é o objeto social (atividade da empresa);
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Quem administrará e quais poderes terá;
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Como dividirão os lucros;
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Procedimentos para entrada, saída ou falecimento de sócios;
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Formas de resolver conflitos.
Dessa forma, o contrato social para abrir empresa garante segurança e organização desde o início.
Os próprios sócios fundadores elaboram o contrato social para abrir empresa. Em seguida, eles definem todas as regras e condições, assinam e levam o documento à Junta Comercial do estado onde ficará a sede.
Assim, o contrato ganha validade jurídica e permite seguir para a etapa de emissão do CNPJ.
Para facilitar, veja o processo:
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Elaborar o contrato com todas as cláusulas obrigatórias previstas no Código Civil;
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Assinar o documento e reconhecer firma quando necessário;
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Registrar na Junta Comercial;
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Solicitar o CNPJ na Receita Federal;
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Realizar registros complementares na Prefeitura e em outros órgãos, conforme a atividade.
Atualmente, muitos estados oferecem o registro 100% digital. Portanto, o empreendedor pode economizar tempo e evitar deslocamentos.
Em empresas simples, como sociedades limitadas de pequeno porte, a lei não exige advogado. Contudo, contar com esse apoio evita problemas futuros.
Com a orientação de um advogado:
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Todas as cláusulas permanecem corretas e de acordo com a lei;
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Os sócios protegem seus interesses em caso de conflitos;
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Os direitos e deveres ficam claros;
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A segurança jurídica aumenta.
Por outro lado, contratos mais complexos como: sociedades anônimas ou com cláusulas especiais, exigem a participação de um advogado.
Um contrato social completo apresenta:
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Dados dos sócios (nome, CPF/CNPJ, endereço, profissão);
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Nome empresarial (denominação social);
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Atividade da empresa (objeto social);
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Capital social e divisão de quotas;
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Regras de administração e poderes do administrador;
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Critérios de divisão de lucros;
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Procedimentos para retirada, falecimento ou exclusão de sócios;
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Foro jurídico para solução de disputas.
Nesse sentido, adaptar o contrato social para abrir empresa à realidade do negócio é fundamental. Afinal, um contrato genérico pode gerar problemas no futuro.
O contrato social serve como a fundação jurídica e organizacional da empresa. Portanto, um documento bem feito evita conflitos, protege os sócios e garante o funcionamento legal.
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Possui Pós Graduação em Advocacia Trabalhista, pela Rede de Ensino LFG. Atua principalmente na área de Direito do Trabalho há 10 anos.
Assessora micro e pequenas empresas sobre como se prevenir de demandas trabalhistas de acordo com a lei.