Advogado de Família / Foto ilustrativa por Pixabay
Hoje vamos ressaltar a importância em contratar um advogado de família, especialista na área, quando você tiver uma demanda dentro desta área do direito.
De modo geral, os advogados se formam aptos para o trabalho em todas as áreas do direito, seja na esfera consumerista, trabalhista, comercial, tributário, dentre tantas outras.
Apesar disso, é evidente que quando o advogado é especializado determinada área do direito, ele possui maior condição para prestar um serviço de excelência. Assim também acontecem com os médicos, que se formam clínicos gerais e posteriormente se especializam em áreas específicas de atuação, de modo que, um cardiologista terá melhores condições de avaliar sua arritmia, do que um clínico geral.
Em analogia, caso a sua demanda seja a despeito do direito das famílias, opte por um profissional que esteja qualificado para representar seus interesses, da forma mais condizente possível.
O direito das famílias sempre lidará com aspectos da vida íntima das pessoas, e por isso mesmo, para advogar em família, não basta dominar a letra da Lei. Nestas demandas o profissional deverá ser detentor de certa sensibilidade, discrição e, preferencialmente, dominar algumas técnicas de mediação. Há inclusive, quem diga que todo advogado familiarista tem que ser um pouco psicólogo (risos).
É evidente que um advogado muito técnico pode enfrentar dificuldades para conduzir uma audiência de conciliação que discuta tema afim ao direito das famílias. Conforme mencionamos, é o ramo do direito que trata dos aspectos mais íntimos da vida das pessoas, por isso, as emoções das partes costumam entrar em campo junto com a lide ali discutida.
Ademais, além desses aspectos pessoais, muitos outros interesses poderão ser correlacionados na hora de se discutir a partilha de bens em ação de divórcio.
Existiu uma época onde o costume social consistia em contratar único profissional advogado para resolver todo tipo de conflito enfrentado por um particular e seus familiares. Pela confiança estabelecida entre as partes, o advogado se transformava numa espécie de advogado familiar, à quem todos devessem pedir auxílio na hora dos problemas.
Atualmente tal prática caiu em desuso, uma vez que houve uma transformação social muito grande. O cenário é atualmente dominado por profissionais da advocacia que buscam a atuação especializada em determinadas áreas, para que os serviços sejam prestados com maior eficiência, tornando-os referencias em determinados nichos.
O advogado de família é um profissional necessário para o universo e sua atuação vai além dos casos judiciais. Isso mesmo, a atuação extrajudicial do advogado de família só cresce, e novas possibilidades preventivas surgem justamente para evitar dores de cabeça em litígios futuros.
Quer se casar? Já escolheu o regime de bens ideal para o seu caso? Procure o auxílio de um advogado especialista em família, entenda sobre o assunto e faça um planejamento matrimonial
Pós-graduada em Direito Processual Civil e Direito Civil pela Rede de Ensino LFG, Direito Ambiental pela Rede de Ensino Pretorium. Pós-graduada em Direito de Família pela Rede de Ensino Damásio.
Atua principalmente em demandas que envolvam Direito de Família, foco em divórcio consensual e litigioso.
Presta assessoria jurídica humanizada para famílias, em especial para casais que passam por um momento familiar difícil.
A usucapião é um instituto jurídico previsto no ordenamento brasileiro que permite a aquisição da…
Introdução O Projeto de Regularização Fundiária é um tema recorrente quando falamos sobre a regularização de terras…
Introdução O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, é uma data importante para reforçar a…
Introdução A gestão inteligente de um escritório de advocacia deixou de ser uma tarefa intuitiva…
Introdução Proteger a marca do seu negócio no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é…
Introdução A regularização fundiária no Brasil passou por uma evolução significativa nas últimas décadas, refletindo…