Advogado de Família / Foto ilustrativa por Pixabay
Hoje vamos ressaltar a importância em contratar um advogado de família, especialista na área, quando você tiver uma demanda dentro desta área do direito.
De modo geral, os advogados se formam aptos para o trabalho em todas as áreas do direito, seja na esfera consumerista, trabalhista, comercial, tributário, dentre tantas outras.
Apesar disso, é evidente que quando o advogado é especializado determinada área do direito, ele possui maior condição para prestar um serviço de excelência. Assim também acontecem com os médicos, que se formam clínicos gerais e posteriormente se especializam em áreas específicas de atuação, de modo que, um cardiologista terá melhores condições de avaliar sua arritmia, do que um clínico geral.
Em analogia, caso a sua demanda seja a despeito do direito das famílias, opte por um profissional que esteja qualificado para representar seus interesses, da forma mais condizente possível.
O direito das famílias sempre lidará com aspectos da vida íntima das pessoas, e por isso mesmo, para advogar em família, não basta dominar a letra da Lei. Nestas demandas o profissional deverá ser detentor de certa sensibilidade, discrição e, preferencialmente, dominar algumas técnicas de mediação. Há inclusive, quem diga que todo advogado familiarista tem que ser um pouco psicólogo (risos).
É evidente que um advogado muito técnico pode enfrentar dificuldades para conduzir uma audiência de conciliação que discuta tema afim ao direito das famílias. Conforme mencionamos, é o ramo do direito que trata dos aspectos mais íntimos da vida das pessoas, por isso, as emoções das partes costumam entrar em campo junto com a lide ali discutida.
Ademais, além desses aspectos pessoais, muitos outros interesses poderão ser correlacionados na hora de se discutir a partilha de bens em ação de divórcio.
Existiu uma época onde o costume social consistia em contratar único profissional advogado para resolver todo tipo de conflito enfrentado por um particular e seus familiares. Pela confiança estabelecida entre as partes, o advogado se transformava numa espécie de advogado familiar, à quem todos devessem pedir auxílio na hora dos problemas.
Atualmente tal prática caiu em desuso, uma vez que houve uma transformação social muito grande. O cenário é atualmente dominado por profissionais da advocacia que buscam a atuação especializada em determinadas áreas, para que os serviços sejam prestados com maior eficiência, tornando-os referencias em determinados nichos.
O advogado de família é um profissional necessário para o universo e sua atuação vai além dos casos judiciais. Isso mesmo, a atuação extrajudicial do advogado de família só cresce, e novas possibilidades preventivas surgem justamente para evitar dores de cabeça em litígios futuros.
Quer se casar? Já escolheu o regime de bens ideal para o seu caso? Procure o auxílio de um advogado especialista em família, entenda sobre o assunto e faça um planejamento matrimonial
Pós-graduada em Direito Processual Civil e Direito Civil pela Rede de Ensino LFG, Direito Ambiental pela Rede de Ensino Pretorium. Pós-graduada em Direito de Família pela Rede de Ensino Damásio.
Atua principalmente em demandas que envolvam Direito de Família, foco em divórcio consensual e litigioso.
Presta assessoria jurídica humanizada para famílias, em especial para casais que passam por um momento familiar difícil.
Introdução Se você sofreu uma fraude no cartão de crédito, deve agir rapidamente para reduzir…
Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Inventário Sendo um Herdeiro Receber uma herança envolve…
Introdução Quando ocorre um divórcio ou separação, uma das maiores preocupações dos pais é: como…
Aprenda o passo a passo para registrar sua marca no INPI com segurança e exclusividade.…
Introdução Você sabia que não há como validar uma franquia ou contrato de licenciamento sem…
Casos Reais: Empresas que Perderam a Marca e Tiveram Prejuízos Milionários Introdução Muitos empreendedores acreditam…